O que trabalhar em história para o 2º ano?

O que trabalhar no 2 ano em história?

– Pesquisa sobre a comunidade desde sua formação até os dias atuais. – Pesquisa bibliográfica, fotográfica e entrevistas sobre as mudanças e permanências na comunidade (memórias da comunidade), comparando as diferentes fontes. – Produção de desenho das diferentes etnias que ocuparam a comunidade.
Em cache

O que trabalhar com o 2º ano do Ensino Fundamental de acordo com a BNCC?

HABILIDADE: Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.

O que trabalhar em história no Ensino Fundamental?

Além de contextualizar a sociedade civil na qual o aluno se encontra o educador pode trabalhar temas como: a história familiar, o bairro, a cidade e outros, na perspectiva de transformações e permanências, também fazendo de datas comemorativas uma oportunidade de se trabalhar a disciplina.

O que trabalhar na habilidade EF02HI03?

Habilidades:. (EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.

Como trabalhar texto no 2 ano?

Estimule seus alunos a criarem histórias oralmente. Em momentos de produção de textos orais, você pode pedir à turma que realize essa atividade em duplas, grupos… deixe as crianças criarem os personagens, dar nome, vida e voz a eles.

Como trabalhar interpretação de texto 2 ano?

Dicas de Interpretação de Texto

  1. Leia todo o texto pausadamente. …
  2. Releia o texto e marque todas as palavras que não sabe o significado. …
  3. Veja o significado de cada uma delas no dicionário e anote. …
  4. Separe os parágrafos do texto e releia um a um fazendo o seu resumo. …
  5. Elabore uma pergunta para cada parágrafo e responda.

Como ensinar alunos do 2 ano a ler?

Confira algumas alternativas para auxiliar você a ensinar uma criança a ler:

  1. A Importância da contação de histórias. Conte histórias para os pequenos e pequenas. …
  2. Apresente o alfabeto. …
  3. Brincadeiras com as letras, sílabas e rimas. …
  4. Introduza novas palavras simples.

Como montar um plano de aula para 2 ano fundamental?

Veja um passo a passo de como montar um plano de aula de acordo com a BNCC.

  1. Reflita sobre o público-alvo. …
  2. Escolha o tema da aula. …
  3. Defina o conteúdo a ser abordado. …
  4. Defina a habilidade a ser desenvolvida pelos alunos. …
  5. Defina o objetivo a ser alcançado. …
  6. Decida a duração da aula. …
  7. Selecione os recursos didáticos.

Quais são os conteúdos básicos de história?

Conceitos básicos de história em História

  • História e memória. O professor Renato Pellizzari fala sobre história e memória. Confira!
  • Memória e identidade.
  • Esquecimento e ocultação.
  • Lugares de memória.
  • Patrimônio material e imaterial.
  • Preservação do patrimônio.

Como fazer uma aula de história divertida?

Como engajar os alunos na aula de História?

  1. 1- Proponha o uso de variadas fontes históricas.
  2. 2- Ensine a partir da data de aniversário dos alunos.
  3. 3- Utilize jogos de tabuleiro para reconstruir identidades esquecidas.
  4. 4- Promova uma competição de fantasias.
  5. 5- Utilize jogos de passatempo.

Como trabalhar a habilidade EF02HI07?

HABILIDADE: (EF02HI07/ES) – Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário. O TEMPO PODE SER MEDIDO DE DIVERSAS MANEIRAS. O DIA É DIVIDIDO EM HORAS, AS HORAS EM MINUTOS, E OS MINUTOS EM SEGUNDOS. O RELÓGIO SERVE PARA MARCAR ESSAS MEDIDAS.

O que diz a habilidade EF02HI10?

A habilidade EF02HI10 consiste em: Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância.

Como planejar aula para 2 ano fundamental?

Veja um passo a passo de como montar um plano de aula de acordo com a BNCC.

  1. Reflita sobre o público-alvo. …
  2. Escolha o tema da aula. …
  3. Defina o conteúdo a ser abordado. …
  4. Defina a habilidade a ser desenvolvida pelos alunos. …
  5. Defina o objetivo a ser alcançado. …
  6. Decida a duração da aula. …
  7. Selecione os recursos didáticos.

Como trabalhar leitura e escrita no 2 ano?

5 maneiras para trabalhar a leitura e a escrita de forma lúdica

  1. 1 – Repetição e Rima. A repetição torna os livros mais previsíveis. Assim, ela facilita a interação com os jovens leitores. …
  2. 2 – Conversa sobre histórias. Falar sobre o que se lê é outra maneira de ajudar as crianças a desenvolverem habilidades de linguagem.

Como ensinar a ler e interpretar?

Como ensinar a criança a ler?

  1. 1 – Apresente o alfabeto à criança. …
  2. 2 – Apresente a ordem de leitura. …
  3. 3 – Explique a diferença entre símbolos, letras e desenhos. …
  4. 4 – Faça joguinhos com sílabas e vogais. …
  5. 5 – Trabalhe a associação entre sílabas e objetos. …
  6. 6 – Introduza palavras simples. …
  7. 7 – Caça-palavras e cruzadinhas.

Qual habilidade para leitura e interpretação de texto 2º ano?

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização. (EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

O que ensinar para o 2º ano?

O 2º ano do Ensino Fundamental I tem como foco alfabetizar as crianças. Esta série auxilia os alunos a decodificarem e terem fluência de leitura, desenvolve a formação de leitor e habilidades de escrita, entre outros aspectos.

Quais sílabas ensinar primeiro?

Você pode começar, por exemplo, contando a ele que as palavras são formadas por partes e cada parte tem um som. Inicialmente, mostre a ele palavras simples de duas sílabas, como: bala, bolo, boca, gato, entre outras. Nesse momento inicial, evite dificultar o processo com palavras contento dígrafos, acentos etc.