O que trabalhar em Matemática na EJA?

Como deve ser o ensino da Matemática na EJA?

O ensino de Matemática na EJA possibilita um caminho para uma educação democrática e deve ser ministrado de forma que os conhecimentos prévios, as experiências profissionais e cotidianas dos jovens e dos adultos sejam adequadamente aproveitadas, possibilitando de fato uma melhor compreensão dos problemas sociais …
Em cache

Que conteúdos podem ser trabalhados na EJA?

Quais são as matérias que se aprendem no EJA?

  • Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, Inglês, Artes, Educação Física, História e Geografia.
  • Ensino Médio: História, Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa, Inglês, Artes, Educação Física, Ciências, Matemática, Química e Física.

Qual a principal contribuição da Matemática para a formação de um estudante de EJA?

Ao adentrar na modalidade de ensino EJA, o professor deve mostrar a Matemática como uma ferramenta construtora do conhecimento e não uma disciplina cheia de regras e teorias decorativas que reprova.
Em cache

Quais os possíveis desafios enfrentados pelo professor de Matemática que atua na EJA?

Os resultados mostrados indicaram que as principais dificuldades enfrentadas no ensino da Matemática na EJA são: a falta de material didático, o trabalho excessivo dos alunos não restando tempo para estudar, a falta de formação específica do professor para atuar na EJA, falta de infraestrutura, incentivo e apoio a essa …
Em cache

O que ensinar para os alunos da EJA?

A EJA promove atividades lúdicas e divertidas, mas ainda assim educativas, para que os alunos desenvolvam habilidades de leitura, escrita e matemática. Esses conteúdos também são usados para garantir um bom desempenho no mercado de trabalho e para desenvolver habilidades necessárias à vida cotidiana dos jovens adultos.

Como os alunos do EJA fazem para estudar?

Para ingressar no EJA, o aluno precisa ter uma idade superior a dos alunos que estão concluindo essa fase de estudos normalmente. Para o EJA Ensino Fundamental, por exemplo, a idade é de pelo menos 15 anos completos. Já para o EJA Ensino Médio, será necessário ser maior de 18 anos e ter concluído o Ensino Fundamental.

O que ensinar para alunos do EJA?

Alguns exemplos do que pode ser necessário explicar aos alunos: buscar palavras no dicionário, organizar uma tabela, copiar esquemas da lousa etc. Preste atenção ao ritmo da turma. Se você já tem experiência com sala de aula, quaisquer que sejam os alunos, já sabe que cada turma tem o seu ritmo.

Quais são as 4 etapas do EJA?

Tem como objetivo ampliar as oportunidades de acesso à educação e de conclusão do Ensino Fundamental. O curso é presencial, tem duração de 4 anos e está dividido em quatro Etapas: Etapa Alfabetização (2 semestres), Etapa Básica (2 semestres), Etapa Complementar (2 semestres) e Etapa Final (2 semestres).

Qual a importância de se trabalhar a matemática de forma lúdica?

O uso de atividades lúdicas se mostra como instrumento pedagógico no ensino da matemática que facilita a relação entre professor e aluno no desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade e facilidades na resolução de problemas do dia-a-dia de forma dinâmica.

Qual o papel da matemática no ensino fundamental segundo a BNCC?

A Matemática que a Proposta da BNCC desenha em seu documento é aquela onde as ideias, as estruturas e os conceitos são desenvolvidos como ferramentas necessárias para organizar e compreender os fenômenos dos mundos mental, social e natural.

O que o professor do EJA ensina?

Dentro desse contexto, o educador da EJA deve propor um ensino que almeje resgatar a cidadania do indivíduo, bem como sua autoestima e também o interesse de participar da sociedade, a partir da promoção de situações que desenvolvam o pensamento crítico e reflexivo, sem deixar de considerar os conhecimentos e …

Que habilidades O educador deve ter para atuar na EJA?

Assim o docente da EJA deve pensar em como pode contribuir para o crescimento pessoal de seus alunos. Ele necessita dominar técnicas e metodologias que possam adentrar o universo dos educandos e fazê-los compreender que sua busca por conhecimento contribui para melhoria de suas vidas.

Como o professor deve ensinar na EJA?

Ensinar jovens e adultos pressupõe um envolvimento maior do professor com seus alunos. Ele precisa se aproximar, ouvir, conversar, compreender os problemas (da aprendizagem e da vida) e estimular seus educandos. Sem esse tête-à-tête, qualquer esforço será em vão.

Como elaborar um plano de aula para o EJA?

Dicas para um professor novato na EJA

  1. Reserve bastante tempo para explicar a proposta de cada aula. …
  2. Preocupe-se com os procedimentos escolares. …
  3. Preste atenção ao ritmo da turma. …
  4. Prepare-se para os alunos rápidos. …
  5. Cuidado com a infantilidade.

O que cai na prova do EJA 2023?

Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; Matemática; História e Geografia; Ciências Naturais.

Como dar aula no EJA 2023?

Para fazer a inscrição é necessário se cadastrar por meio do Portal da Educação (https://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/) ou presencialmente nas escolas-polo da EJA. É necessário apresentar Certidão de Nascimento ou RG, comprovante de residência e, em caso de candidatos menores de 18 anos, RG do responsável.

Como funciona o EJA do ensino fundamental?

EJA ensino fundamental — é dedicada aos estudantes com mais de 15 anos que não conseguiram completar o ensino fundamental, ou seja, do 1.º ao 9.º ano. Nessa etapa, eles são inseridos no processo de ensino-aprendizado, o que leva a novas maneiras de pensar e aprender.

Como aprender matemática de forma divertida?

Uma boa maneira de trabalhar a matemática de forma divertida é usando a interdisciplinaridade. Por exemplo, você pode fazer uma aula com questões de diferentes matérias para incentivar os alunos a interligá-las e aprender ainda mais. Também é possível realizar dinâmicas em grupo para facilitar essa tarefa.