O que trabalhar na educação infantil com a história os três porquinhos?

O que podemos trabalhar com a história dos três porquinhos?

A história dos porquinhos nos educa a lidar com a difícil escolha entre o prazer instantâneo e a necessidade de cumprir as tarefas desagradáveis. O conto ensina especialmente a controlar os nossos impulsos direcionados só aquilo que gostamos e mostra que a dedicação recompensa.

Como trabalhar a história dos três porquinhos na educação infantil?

Faça uma roda com as crianças que escolherem o canto da história e conte que vocês brincarão com uma narrativa que tem porquinhos e um lobo. Faça um suspense e dê pistas para que elas queiram descobrir qual é o tema. Peça que contem o que se lembram sobre a história.
Em cache

Como trabalhar a história dos três porquinhos de forma lúdica?

Uma variedade para trabalhar o raciocínio rápido é colocar duas casinhas de cores diferentes em uma mesa e em outras misturar os porquinhos dessas casas. Chamem duas crianças, dando uma cor para cada. E ela deve preencher a casinha da cor indicada com os porquinhos mais rápido que o colega.
Em cache

Como trabalhar a história dos três porquinhos no maternal 2?

MATERIAL: 3 GARRAFAS PET QUE SERÃO OS 3 PORQUINHOS E UMA BOLA QUE SERÁ O LOBO. COLOCAR AS GARRAFAS PETS UMA AO LADO DA OUTRA, A CRIANÇA DEVE ESTAR A MAIS OU MENOS 6 PASSOS DAS GARRAFAS PARA PODER ARREMESSAR A BOLA NA TENTATIVA DE DERRUBÁ-LAS. A CRIANÇA QUE IRÁ ARREMESSAR DEVERÁ FALAR! SOU O LOBO E VOU TE DERRUBAR!

Como trabalhar a história dos três porquinhos em sala de aula?

Contagem e recitação de números:

ü Contar os porquinhos (individualmente). ü Distribuir os três porquinhos na mesa e pedir para a criança contar. Educação sensorial tátil: Explorar através do tato, as diferentes texturas das casinhas.

Quais são as características da história dos três porquinhos?

O primeiro deles, o mais preguiçoso dos irmãos, opta por usar palha. O segundo, um pouco mais trabalhador, utiliza madeira. E o terceiro, empenhado em fazer seu melhor, prepara sua casa com tijolos.

Qual o objetivo de trabalhar moradia na educação infantil?

Com ele é possível desenvolver diversos conceitos, como o uso de materiais de acordo com a região onde mora, a diferença entre os seres humanos, de que os animais também têm seu lugar e que muitos deles, constroem suas próprias casas.

Qual é o gênero textual da história três porquinhos?

Gênero textual: Conto.

Como elaborar um plano de aula para a Educação Infantil?

Como fazer o plano de aula mais adequado e atualizado para a Educação Infantil

  1. Planeje o tempo.
  2. Escolha um tema para cada aula.
  3. Defina um objetivo no plano de aula.
  4. Considere possíveis dificuldades.
  5. Planeje as atividades e as habilidades relacionadas.
  6. Escolha os recursos didáticos.
  7. Defina a metodologia e a avaliação.

Qual é a moral da história dos três porquinhos?

A moral dos Três Porquinhos parece muito clara: com o exemplo porquinho mais velho, as crianças aprendem que dedicação e o trabalho valem a pena.

Qual é o gênero da história dos três porquinhos?

Gênero textual: Conto.

Quais são os personagens principais da história dos três porquinhos?

Os personagens do conto são três porquinhos – Prático, Heitor e Cícero – e um lobo mau, cujo objetivo era devorar os porquinhos.

Qual o objetivo de trabalhar tipos de moradia?

O objetivo desta atividade é permitir que os alunos relacionem os tipos de materiais utilizados para construir as moradias que eles já conheciam e conhecer materiais novos, que não fazem parte de seu local de vivência.

Qual habilidade para trabalhar moradia?

Habilidade: (EF01GE06-A) Compreender, descrever e comparar diferentes tipos de moradias ou objetos de uso cotidiano, como brinquedos, roupas, mobiliários, considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.

O que colocar no conteúdo do plano de aula Educação Infantil?

Veja uma seleção com propostas que envolvem brincadeiras, leitura, dança e muito mais

  1. Identidade e autonomia. …
  2. Uso racional da água. …
  3. Aprender com o próprio nome. …
  4. Os livros e o prazer em ouvir histórias. …
  5. É dançando que a gente aprende. …
  6. Circuitos no pátio. …
  7. Conversa para desenvolver a linguagem. …
  8. Brincar na frente do espelho.

Quais os conteúdos a serem trabalhados na Educação Infantil?

De acordo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, identidade e autonomia e natureza e sociedade.

Quais os objetivos da contação de histórias na educação infantil?

Afinal, contar histórias para crianças também contribui para o desenvolvimento da linguagem — uma vez que amplia o universo de significados da criança — e do hábito da leitura, de vital importância na educação infantil. Com isso, ajuda no desenvolvimento da criatividade e raciocínio lógico da criança.

Qual é a moral da história dos 3 porquinhos?

De forma lúdica e cuidadosa, a história dos três porquinhos, bem como outras fábulas e contos nos livros infantis, mostra às crianças a importância de trabalhar bem para conquistar o sucesso.