O que trabalhar na EJA alfabetização?

Que conteúdos podem ser trabalhados na EJA?

Quais são as matérias que se aprendem no EJA?

  • Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, Inglês, Artes, Educação Física, História e Geografia.
  • Ensino Médio: História, Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa, Inglês, Artes, Educação Física, Ciências, Matemática, Química e Física.

Como é a alfabetização na EJA?

O processo de alfabetização de jovens e adultos, não se resume apenas em juntar letras e formar palavras. Para alfabetizar de fato é preciso introduzir os jovens e adultos no universo da escrita, mostrando-lhes os principais tipos de textos que estão presentes em nossa sociedade.
Em cache

O que o professor do EJA ensina?

Dentro desse contexto, o educador da EJA deve propor um ensino que almeje resgatar a cidadania do indivíduo, bem como sua autoestima e também o interesse de participar da sociedade, a partir da promoção de situações que desenvolvam o pensamento crítico e reflexivo, sem deixar de considerar os conhecimentos e …

Como trabalhar a leitura e a escrita na EJA?

Propor em sala de aula atividades diferentes com grupos de alunos através da escrita. Através de livros, jornais, revistas, vídeos, cartazes, gibis aproximar o aluno das informações de diversos gêneros que acontecem no dia a dia.

O que ensinar para alunos do EJA?

Alguns exemplos do que pode ser necessário explicar aos alunos: buscar palavras no dicionário, organizar uma tabela, copiar esquemas da lousa etc. Preste atenção ao ritmo da turma. Se você já tem experiência com sala de aula, quaisquer que sejam os alunos, já sabe que cada turma tem o seu ritmo.

Quais são as 4 etapas do EJA?

Tem como objetivo ampliar as oportunidades de acesso à educação e de conclusão do Ensino Fundamental. O curso é presencial, tem duração de 4 anos e está dividido em quatro Etapas: Etapa Alfabetização (2 semestres), Etapa Básica (2 semestres), Etapa Complementar (2 semestres) e Etapa Final (2 semestres).

Quais as 4 fases da alfabetização?

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Quais são as práticas pedagógicas na EJA?

A prática pedagógica docente sobretudo na EJA, necessita reconhecer em seu estudante suas vivências, suas construções sociais, seus aprendizados, objetivando estabelecer relação de contextualização e construção com o conhecimento socialmente produzido.

O que deve ser ensinado primeiro a leitura ou a escrita?

O que devemos ensinar primeiro? Devemos começar pelo ensino da leitura, por ser menos complexo do que a escrita, mas também porque a habilidade da escrita pressupõe habilidades de leitura.

Como trabalhar leitura para alfabetização?

  1. Uma dica valiosa na hora da leitura: Passar o dedo sob cada palavra à medida que você lê começa a desenvolver habilidades de maneiras que você nem pode imaginar.
  2. Leitura em voz alta. …
  3. Brincadeiras com músicas. …
  4. Jogos e atividades de alfabetização baseados em sons, letras e palavras.

Como o professor deve ensinar na EJA?

Ensinar jovens e adultos pressupõe um envolvimento maior do professor com seus alunos. Ele precisa se aproximar, ouvir, conversar, compreender os problemas (da aprendizagem e da vida) e estimular seus educandos. Sem esse tête-à-tête, qualquer esforço será em vão.

Qual metodologia usar no EJA?

Metodologia de ensino na EJA: concepções pedagógicas

Araujo (2006, p. 27) diz que: A metodologia de ensino – que envolve os métodos e as técnicas – é teórico- prática, ou seja, ela não pode ser pensada sem a prática, e não pode ser praticada sem ser pensada.

Quais são os conteúdos curriculares do primeiro segmento do EJA que corresponde aos anos iniciais do ensino fundamental?

corresponde aos anos iniciais do ensino fundamental? Língua Portuguesa, Matemática e Geografia.

Qual a importância do EJA na vida do aluno?

A EJA tem um papel fundamental que e a inserção da pessoal na sociedade em que se vive. Dando a ela a oportunidade da volta desse aluno para o ensino aprendizagem.

Quais são os três pilares da alfabetização?

LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO: OS TRÊS PILARES DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM | Plataforma Espaço Digital.

Qual a ordem para alfabetizar?

Provavelmente, você que é mãe ou pai aprendeu a ler assim: primeiro as vogais, depois as consoantes. Juntavam-se as letras para formar as sílabas, e as sílabas para chegar à palavra. “B” com “o”, Bó; “l” com “a”, lá: fica “bo-la”.

Como deve ser o fazer pedagógico do professor da EJA?

O educador da EJA tem como condição a reflexão constante de sua prática pedagógica, buscando sempre ampliar seus conhecimentos e metodologias acerca do processo para que sejam refletidos na qualidade do proceso de aprendizagem dos alunos.

Como fazer para dar aula no EJA?

Ensinar jovens e adultos pressupõe um envolvimento maior do professor com seus alunos. Ele precisa se aproximar, ouvir, conversar, compreender os problemas (da aprendizagem e da vida) e estimular seus educandos. Sem esse tête-à-tête, qualquer esforço será em vão.