O que trabalhar na Semana da Consciência Negra na Educação Infantil?

O que trabalhar no Dia da Consciência Negra na Educação Infantil?

Consciência negra na escola: 8 dicas para falar de racismo na…

  1. Fale sobre o racismo. …
  2. Ensine sobre conceitos importantes. …
  3. Ajude seus alunos a entenderem os perigos de uma visão racista. …
  4. Leve referências negras para a sala de aula. …
  5. Faça uma contação de histórias com personagens negros.

O que trabalhar na Semana da Consciência Negra?

Ações para o Dia da Consciência Negra: ideias para marcar a data e fazer a diferença

  • Programação com intuito de valorizar a cultura negra. …
  • Workshop ou palestra para conscientização sobre a luta contra o racismo. …
  • Treinamento sobre racismo e inclusão étnico-racial. …
  • Feira de troca de livros de autores negros.

Quais são as brincadeiras da Consciência Negra?

Brincadeiras africanas, como terra-mar, garrafinha, labirinto, matacuzana, Da Ga, fogo na montanha, mancala e banyoka são tão variadas quanto os povos e paisagens do continente. A Lei 10.639/03, de 1996 tornou obrigatório o estudo de história e cultura afro-brasileira nas escolas.

Quais são os principais temas que podem ser abordados no Dia da Consciência Negra?

Além das questões que envolvem Zumbi e o Quilombo dos Palmares, o Dia da Consciência Negra é uma data significativa, pois traz à luz questões importantes: o racismo e a desigualdade da sociedade brasileira.

Como trabalhar a cor da pele na Educação Infantil?

Para colorir a pele nos desenhos, o aluno poderá usar bege, vários tons de marrom e preto. O objetivo é que as cores representem a diversidade racial da população brasileira e desconstruam a ideia de que somente o rosa pode ser usado para pintar a cor da pele das pessoas.

Como trabalhar o tema Preconceito na Educação Infantil?

Desde cedo, o repertório de brincadeiras, músicas, livros, histórias, filmes e desenhos tem um papel-chave na construção das identidades e no modo como enxergamos as pessoas. Para crianças não negras, por exemplo, famílias podem aproveitar as oportunidades de conversa para abordar sem rodeios o tema do racismo.

O que falar sobre a Consciência Negra na educação infantil?

Consciência Negra significa reconhecer e valorizar a luta dos negros, a cultura negra brasileira e suas contribuições para a constituição de nossa sociedade.

O que trabalhar em sala de aula sobre a Consciência Negra?

Músicas, danças, jogos, brincadeiras e atividades de origem africana, como a capoeira. A escola ainda pode investir em projetos como feiras, eventos e apresentações culturais para trabalhar o tema de forma integrada, aproveitando a oportunidade para envolver as famílias e a comunidade escolar na temática.

Qual habilidade da BNCC para trabalhar Consciência Negra?

Habilidade: (EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.

Como se brinca de Saltando o feijão?

Saltando o feijão (Nigéria): Escolha um jogador para girar uma corda no chão. Este será o “balancador” e os outros jogadores formarão um círculo em torno dele. Este balança a corda perto do chão e os jogadores devem pular para não serem atingidos pela corda. Caso isto aconteça o jogador estará fora do jogo.

O que falar sobre o Dia da Consciência Negra?

O dia 20 de novembro foi escolhido para marcar a Consciência Negra por ser a data da morte de Zumbi dos Palmares, líder daquele que foi um dos maiores quilombos do país, o Quilombo de Palmares, na Serra da Barriga, na ocasião, vinculada à capitania de Pernambuco. Sua morte se deu em 1695, em uma emboscada.

Como trabalhar as cores de forma ludica na educação infantil?

Use itens da rotina da criança

Frutas são um ótimo exemplo, na medida em que há de várias cores e formas diferentes. Além disso, é no momento das refeições que você está bem próximo do seu filho. Use também os brinquedos que a criança mais gosta e a roupa que ela está usando para deixar o aprendizado mais lúdico.

Qual o objetivo da pintura de rosto na educação infantil?

A pintura facial tem o objetivo de fazer com que a criança assuma papéis, desenvolva a imaginação de uma forma lúdica e única. O maior encantamento das crianças é poderem, como num passe de mágica, transformar-se em um super-herói, em uma linda borboleta ou até mesmo em um bichinho felpudo.

Qual o objetivo de trabalhar o racismo na educação infantil?

A professora Luciana Soares, coordenadora do projeto, explica que “a importância de trabalhar questões étnico-raciais com crianças, é, sobretudo pela intensificação da construção da identidade delas, é o momento em que as crianças começam a se perceber no mundo e a perceber o outro”.

Como trabalhar a questão racial em sala de aula?

Comece por aqui

  1. Busque literaturas infantis tendo negros como protagonistas;
  2. Conheça mais sobre os autores destas obras;
  3. Procure por artefatos, bonecas e brincadeiras de outras etnias;
  4. Use os conhecimentos adquiridos para desenvolver projetos interessantes;
  5. Observe a participação das crianças;

Como trabalhar a representatividade negra na Educação Infantil?

Como inserir a representatividade negra no dia a dia das crianças?

  1. livros infantis escritos por autores negros e/ou com protagonistas negros;
  2. filmes rodados por diretores negros e/ou com protagonistas negros;
  3. programas de TV que representam a negritude sem estereótipos;

Qual o objetivo de trabalhar o Dia da Consciência Negra?

O Dia da Consciência Negra, assim como todo o mês de novembro, marca a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país. Fala também sobre avanços na luta do povo negro e sobre a celebração da cultura afro-brasileira.

Como trabalhar o tema preconceito na Educação Infantil?

Desde cedo, o repertório de brincadeiras, músicas, livros, histórias, filmes e desenhos tem um papel-chave na construção das identidades e no modo como enxergamos as pessoas. Para crianças não negras, por exemplo, famílias podem aproveitar as oportunidades de conversa para abordar sem rodeios o tema do racismo.