O que trabalhar sobre a Consciência Negra na educação infantil?
A contação de histórias pode ser um momento importante para o desenvolvimento infantil, especialmente entre as crianças menores. Por isso, use essa atividade para falar sobre a representatividade negra e colocar pessoas negras também como heróis, personagens principais e de destaque.
Como explicar o Dia da Consciência Negra na Educação Infantil?
A data nos lembra a importância dos povos e da cultura africana na construção social e cultural brasileira, bem como a necessidade de abordar temas como o preconceito e a diversidade étnico-racial em diferentes esferas da sociedade – inclusive na escola.
Quais temas podem ser trabalhados no Dia da Consciência Negra?
Os principais temas que podem ser abordados no Dia da Consciência Negra são o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e cultura afro-brasileiras.
Que atividades podemos fazer para comemorar o Dia da Consciência Negra?
Ações para o Dia da Consciência Negra: ideias para marcar a data e fazer a diferença
- Programação com intuito de valorizar a cultura negra. …
- Workshop ou palestra para conscientização sobre a luta contra o racismo. …
- Treinamento sobre racismo e inclusão étnico-racial. …
- Feira de troca de livros de autores negros.
Como trabalhar a cor da pele na Educação Infantil?
Para colorir a pele nos desenhos, o aluno poderá usar bege, vários tons de marrom e preto. O objetivo é que as cores representem a diversidade racial da população brasileira e desconstruam a ideia de que somente o rosa pode ser usado para pintar a cor da pele das pessoas.
Como trabalhar o tema Preconceito na Educação Infantil?
Desde cedo, o repertório de brincadeiras, músicas, livros, histórias, filmes e desenhos tem um papel-chave na construção das identidades e no modo como enxergamos as pessoas. Para crianças não negras, por exemplo, famílias podem aproveitar as oportunidades de conversa para abordar sem rodeios o tema do racismo.
O que trabalhar em sala de aula sobre a Consciência Negra?
– Busque mostrar que a cultura negra e africana é tão rica e importante como qualquer outra. Busque abordar a história da África e pesquise sobre artistas, cientistas e autores de literatura negra e africana (como, por exemplo, Mia Couto, Pepetela, Ondjaki, Nadine Gordimer e Naguia Mahfouz).
Como trabalhar a cor da pele na educação infantil?
Para colorir a pele nos desenhos, o aluno poderá usar bege, vários tons de marrom e preto. O objetivo é que as cores representem a diversidade racial da população brasileira e desconstruam a ideia de que somente o rosa pode ser usado para pintar a cor da pele das pessoas.
Como trabalhar a cultura negra em sala de aula?
Contação de histórias africanas: trazer histórias e livros para o cotidiano das crianças. Aulas dialógicas: levantar discussões sobre as questões raciais históricas e contemporâneas. “Apresento imagens de cidades para meus alunos e peço para que olhem os detalhes, os cenários, e digam em qual continente elas ficam.
Como trabalhar a cultura negra na escola?
Como abordar a cultura afro-brasileira em sala de aula?
- Contação de histórias africanas: trazer histórias e livros para o cotidiano das crianças.
- Aulas dialógicas: levantar discussões sobre as questões raciais históricas e contemporâneas.
Como trabalhar a representatividade negra na escola?
Muito mais do que falar, promover a representatividade na escola envolve:
- Selecionar materiais didáticos sobre negros;
- Falar sobre a cultura de diferentes povos africanos;
- Contratar professores, diretores e coordenadores negros;
- Dar espaço para atividades de conscientização;
Qual o objetivo da pintura de rosto na educação infantil?
A pintura facial tem o objetivo de fazer com que a criança assuma papéis, desenvolva a imaginação de uma forma lúdica e única. O maior encantamento das crianças é poderem, como num passe de mágica, transformar-se em um super-herói, em uma linda borboleta ou até mesmo em um bichinho felpudo.
Como trabalhar as cores de forma ludica na educação infantil?
Use itens da rotina da criança
Frutas são um ótimo exemplo, na medida em que há de várias cores e formas diferentes. Além disso, é no momento das refeições que você está bem próximo do seu filho. Use também os brinquedos que a criança mais gosta e a roupa que ela está usando para deixar o aprendizado mais lúdico.
Qual o objetivo de trabalhar o racismo na educação infantil?
A professora Luciana Soares, coordenadora do projeto, explica que “a importância de trabalhar questões étnico-raciais com crianças, é, sobretudo pela intensificação da construção da identidade delas, é o momento em que as crianças começam a se perceber no mundo e a perceber o outro”.
Como trabalhar a questão racial em sala de aula?
Comece por aqui
- Busque literaturas infantis tendo negros como protagonistas;
- Conheça mais sobre os autores destas obras;
- Procure por artefatos, bonecas e brincadeiras de outras etnias;
- Use os conhecimentos adquiridos para desenvolver projetos interessantes;
- Observe a participação das crianças;
Qual habilidade da Bncc trabalha a Consciência Negra?
Habilidade: (EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.
Como trabalhar o tema preconceito na Educação Infantil?
Desde cedo, o repertório de brincadeiras, músicas, livros, histórias, filmes e desenhos tem um papel-chave na construção das identidades e no modo como enxergamos as pessoas. Para crianças não negras, por exemplo, famílias podem aproveitar as oportunidades de conversa para abordar sem rodeios o tema do racismo.
Como trabalhar a representatividade negra na Educação Infantil?
Como inserir a representatividade negra no dia a dia das crianças?
- livros infantis escritos por autores negros e/ou com protagonistas negros;
- filmes rodados por diretores negros e/ou com protagonistas negros;
- programas de TV que representam a negritude sem estereótipos;