O que trabalhar no dia do circo para educação infantil?

O que fazer na escola no Dia do Circo?

Durante a comemoração do Dia do Circo na escola, os alunos podem participar de uma oficina de pintura facial, na qual eles terão a oportunidade de se transformar em personagens circenses, como palhaços, malabaristas e equilibristas.
Em cache

Qual o objetivo da atividade do Dia do Circo?

Objetivos. O objetivo desta aula é despertar o interesse das crianças pelo circo, por meio de atividades lúdicas e criativas. Além disso, espera-se que as crianças trabalhem a coordenação motora, a socialização e o desenvolvimento da criatividade.
Em cache

Quais são as atividades realizadas no circo?

Malabares, perna-de-pau, bolinhas, acrobacias e palhaços cada vez mais fazem parte do cotidiano das crianças em escolas brasileiras. Por meio das técnicas milenares, circos e companhias circenses divertem e ensinam estudantes.

Qual habilidade para trabalhar o Dia do Circo?

Conhecer a prática circense, analisando-a como manifestação espetacular que integra linguagens artísticas. Identificar e valorizar as diferentes linguagens artísticas presentes no circo contemporâneo. Experimentar improvisações em jogos cênicos e criar um número de palhaçaria.

O que falar sobre o Dia do circo?

O Dia do Circo é uma data comemorativa celebrada em nosso país como forma de homenagear a arte circense, uma arte bastante tradicional em nosso país e que se estabeleceu aqui no século XIX. Essa data se consolidou como uma homenagem a Abelardo Pinto, homem que ficou conhecido por sua trajetória como o palhaço Piolin.

Quais são os nomes dos personagens do circo?

Conheça um pouco sobre algumas dessas atrações e seus personagens.

  • Palhaços. O palhaço é uma figura inocente e divertida que está no imaginário das pessoas há muito tempo. …
  • Malabaristas. …
  • Trapezistas. …
  • Contorcionistas. …
  • Domadores de animais. …
  • Equilibristas na Corda Bamba. …
  • Engolidores de Espadas.

Qual a importância do circo na educação infantil?

As atividades circenses propostas desenvolveram e aprimoraram as habilidades físicas e motoras das crianças, melhorando sua coordenação, flexibilidade, concentração e força dos membros superiores e inferiores, além de potencializar a autoestima e a autoconfiança delas.

Quais são os elementos que pertencem ao circo?

A lona, o picadeiro, o colorido do figurino e a música festiva são elementos que compõem o imaginário e a memória afetiva das plateias de diferentes gerações quando o assunto é o circo. Memória esta que se baseia nas experiências de uma arte itinerante e transforma- dora, instigante e provocadora.

O que falar do circo?

O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança cenografia e figurino apropriados que encantam a plateia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos, …

Como trabalhar o dia do circo de forma lúdica?

Veja algumas ideias de atividades circenses para fazer na escola ou em casa na semana do circo.

  1. Andar na corda bamba. Um tronco de madeira e dois tijolos nas extremidades são o instrumento adequado para brincar de equilibrista. …
  2. Atravessar um aro em chamas. …
  3. Brincar de palhaço. …
  4. Pés de lata.

O que falar do Dia do Circo educação infantil?

Falar sobre a história do circo; o que é o circo; falar sobre a importância dessa forma de manifestação artística; perguntar se as crianças sabem o que tem no circo e se já foram em um; falar sobre os artistas que encontramos no circo.

O que tem no circo educação infantil?

Entre as brincadeiras de circo mais comuns estão:

  • teatro com fantoches;
  • representação de personagens circenses, como palhaços, mágicos, trapezistas, entre outros;
  • uso de malabares (para crianças pequenas, uma ideia é praticar o “malabarismo” com bexigas, que demoram mais a cair) ou cama elástica;

Quais são os 3 tipos de circo?

1) Circo de Variedade – O circo tradicional apresentando habilidades físicas, animais exóticos e acrobacias. 2) Circo de Pantomimas – Quando não se tem mais animais e a pantomima passa a ocupar a arena. 3) Circo Teatro – O picadeiro torna-se ainda menor e surgirá um palco para a apresentação de espetáculos teatrais.

O que falar sobre o circo para educação infantil?

As brincadeiras de circo para educação infantil contribuem ainda para superação de medos, desenvoltura, integração e socialização dos estudantes. Brincando, o coração bateu mais forte, transformando em uma grande festa a vida das crianças da recreação da educação infantil.

Como falar sobre o Dia do circo?

O Dia do Circo é uma data comemorativa celebrada nacionalmente no dia 27 de março. Essa data é uma homenagem ao palhaço Piolin, um dos palhaços mais famosos que já se apresentaram no Brasil e que teve grande reconhecimento na década de 1920, sendo homenageado até por intelectuais modernistas.

Quais são os animais que faz parte do circo?

A utilização de animais como entretenimento está longe de ser uma novidade. Circos e feiras sempre contaram com elefantes, chimpanzés e leões na tentativa de impressionar e encantar o público.

Porque o circo é uma arte?

Circo: Genuína forma de arte e expressão cultural

Por sua natureza, o circo alcança o que outras formas de arte lutam para fazer: atrai 'novas audiências'. Além disso, os ingressos também são acessíveis, tornando a viagem ao circo um atividade cultural.

Qual é a história do circo?

O primeiro circo na forma como conhecemos hoje foi o Astley´s Amphitheatre inaugurado em Londres por volta de 1770, por Philip Astley, um oficial inglês da Cavalaria Britânica. O circo de Astley tinha um picadeiro com uma espécie de arquibancada, era fixo e ocupava um grande anfiteatro.