Quantas páginas tem o livro Angústia?

Qual é o tema central de Angústia?

Qual é o tema central de Angústia? O livro trata sobre as impressões, memórias e angústias em primeira pessoa do personagem Luís da Silva, trinta dias depois após um acontecimento marcante para ele.
Em cache

Qual o final do livro Angústia?

O desfecho de Angústia

O protagonista, já totalmente sem dinheiro e atormentado, comete então o assassinato de seu inimigo.

Porque o livro se chama Angústia?

A angústia é o nome da obra porque é o eixo central da narrativa, tudo vem e volta para esse sentimento. Por isso, o foco narrativo do romance é o monólogo interior. O narrador-personagem constrói os eventos com base em suas lembranças, em suas percepções, no local em que forma o sentimento angustioso.

Qual a mensagem do livro Angústia?

Essa ação, descrita ao final do livro, é na verdade o fato motivador de toda a narrativa, pois a angústia do começo da obra, está fortemente relacionada ao ato violento que cometeu, no qual se liberta não só do rival afetivo, mas das suas mais variadas frustrações em relação a si mesmo e ao mundo circundante.

Onde se passa a história de angústia?

Angústia é um romance urbano e tem por espaço narrativo a cidade de Maceió, capital de Alagoas, durante as décadas que sucedem a tomada do poder por Getúlio Vargas.

O que acontece com Marina em angústia?

Marina – Recém mudada para a casa vizinha à de Luís, a jovem é observada pelo escritor durante as tardes em que cuidava de seu jardim. Filha única de um casal humilde, ela é vista pelo vizinho como uma personalidade fútil, preocupada somente com aparências e status social.

O que acontece com Marina em Angústia?

Marina: vizinha de Luís da Silva, se envolve com o narrador e eles ficam noivos. No entanto, acaba o trocando por Julião Tavares.

O que é vida de sururu?

Esta expressão é muito falada pela população natural dos estados onde encontram-se os moluscos. De acordo com a gíria regional, o termo "furdunço" é usado como um sinônimo de "sururu", também denotando o estado de bagunça e desordem causado por uma festa ou confusão entre várias pessoas.

Quem é o protagonista de angústia?

Luís da Silva

Luís da Silva: protagonista e narrador; é um funcionário público mal remunerado, caladão e que se apaixona por Marina; Marina: vizinha de Luís da Silva, se envolve com o narrador e eles ficam noivos. No entanto, acaba o trocando por Julião Tavares.

Quem é o narrador do livro angústia?

Luís da Silva

Narrado por Luís da Silva, um funcionário público e escritor frustrado, Angústia é um romance caracterizado pela autoanálise e pelo encadeamento narrativo centrado na interioridade do protagonista.

Onde se passa a história de Angústia?

Angústia é um romance urbano e tem por espaço narrativo a cidade de Maceió, capital de Alagoas, durante as décadas que sucedem a tomada do poder por Getúlio Vargas.

O que retrata a obra angústia?

A história de Angústia nos conta um pouco sobre a vida de Luís da Silva, um funcionário público que atua no ramo do Ministério da Fazenda em Alagoas. No entanto, ao contrário do que pode parecer, não há nada de glamouroso no ofício exercido por nosso protagonista.

Quem matou Julião Tavares?

A obsessão com as lembranças e a fragmentação subjetiva angustiante de Luís levam-no a maquinar o assassinato de Julião Tavares. Até que, em uma de suas perseguições, Luís encontra a oportunidade perfeita e estrangula Julião.

Qual o outro nome do sururu?

O sururu, cientificamente batizado de Mytella charruana, é um molusco que também recebe o nome de mexilhão, em outras regiões. O sururu é considerado uma referência na culinária baiana, alagoana, maranhense, pernambucana e de demais estados do Nordeste brasileiro.

Que bicho é o sururu?

O sururu (Mytella guyanensis) é um molusco bivalve, protegido por duas conchas lisas e com coloração variada, diferente da ostra que possui uma concha grosseira e, na sua maioria, com coloração escura.

Qual é o tempo do Livro angústia?

O relato de Luís da Silva corresponde em tempo e espaço ao momento em que Graciliano escreve o romance: Maceió, após o Golpe de 1930.

O que acontece com Marina em angustia?

Marina – Recém mudada para a casa vizinha à de Luís, a jovem é observada pelo escritor durante as tardes em que cuidava de seu jardim. Filha única de um casal humilde, ela é vista pelo vizinho como uma personalidade fútil, preocupada somente com aparências e status social.

Que tipo de animal é o sururu?

O sururu é um molusco bivalve da espécie Mytella falcata (charruana), que se apresenta como uma concha em forma de cunha lisa de cor preta azulada brilhante, que pode atingir cerca de 50 mm de comprimento.