Quantas páginas tem o livro original de Dom Casmurro?

Quantas páginas tem o livro Capitu?

Informações sobre o produto

Editora ‎Ibis Libris; 1ª edição (1 janeiro 2014)
Idioma ‎Português
Capa comum 96 páginas
ISBN-10 ‎8578231848
ISBN-13 ‎978-8578231842

Quantos capítulos tem o livro de Dom Casmurro?

148

É esta a grande questão que magistralmente Dom Casmurro expõe ao longo de 148 capítulos: a dúvida que paira ao longo de toda a obra sobre a possibilidade de traição de Capítu, agravada pela extraordinária semelhança do filho de ambos, Ezequiel, com o grande amigo de Bentinho, Escobar.
Em cache

Qual o espaço do livro Dom Casmurro?

Rio de Janeiro

Resumo da obra Dom Casmurro

Critica o romantismo e a burguesia. Narrador-personagem: Bentinho. Espaço da narrativa: Rio de Janeiro. Tempo da narrativa: século XIX.
Em cache

Quem traiu Capitu ou Bentinho?

Quanto Capitu finalmente engravida e gera o filho, Ezequiel (nome em homenagem ao amigo), Bentinho se sente traído, pois não consegue tirar da sua cabeça que ele é, na verdade, fruto da traição entre ela e seu amigo Escobar. Além disso, Bentinho descreve sobre a similaridade existente entre seu filho e seu amigo.

Qual era o verdadeiro nome de Dom Casmurro?

Chama-se Dom Casmurro, pois foi um apelido dado ao personagem principal, Bento Santiago, e diz que escreve por falta do que fazer. Bento era filho de D. Glória, uma mulher bondosa. Vivia em sua casa em Matacavalos junto com seu tio Cosme, que havia enviuvado, sua prima Justina também viúva e um agregado, José Dias.

Em que ano Dom Casmurro morreu?

Recepção. "Dom Casmurro saiu em 1900. Machado morreu em 1908. Nenhum crítico nesses oito anos jamais ousou negar o adultério de Capitu."

Onde Capitu morreu?

É então que decidem se separar. Partem para a Europa onde Capitu fica morando com o filho, acabando por morrer na Suíça.

Qual é a mensagem que o livro Dom Casmurro passa?

Dom Casmurro fala da inveja de ter sido traído, mas também da de ser inferior a um ser humano que, na sua visão, era inferior a ele: uma mulher pobre por quem se apaixona. Vemos o mesmo na política nacional. A inveja pelos acertos do atual governo leva a um delírio quando os erros dele aparecem.

Como Capitu morre em Dom Casmurro?

No velório, o protagonista percebe, através do olhar de Capitu, que ela estava apaixonada pelo seu amigo. A partir daí, fica obcecado com a ideia, reparando em cada vez mais semelhanças entre Ezequiel e Escobar. Pensa em matar a mulher e o filho, mas decide cometer o suicídio quando é interrompido por Ezequiel.

Como Ezequiel morreu Dom Casmurro?

O destino de Ezequiel é infeliz: ele morre de febre tifóide durante uma pesquisa arqueológica em Jerusalém. Triste e nostálgico, o narrador constrói uma casa que imita sua casa de infância, na rua de Matacavalos.

Como Bentinho chamava Capitu?

Capitu, conhecida por seus "olhos de ressaca" e Bentinho com sua insegurança em relação à ninfa (como a chama no primeiro beijo do casal), nos faz lembrar dos nossos próprios medos e receios.

Por que Capitu traiu?

Também Capitu pode estar sentindo ciúmes de Escobar. Afinal Bentinho parece transferir para ele o que sente por Capitu, pois está sofrendo com a hipótese — espicaçada por João Dias — de que Capitu se envolva com outro homem enquanto está no seminário.

Como a Capitu morreu?

No velório, o protagonista percebe, através do olhar de Capitu, que ela estava apaixonada pelo seu amigo. A partir daí, fica obcecado com a ideia, reparando em cada vez mais semelhanças entre Ezequiel e Escobar. Pensa em matar a mulher e o filho, mas decide cometer o suicídio quando é interrompido por Ezequiel.

Quem é o amante de Capitu?

História de Capitu e Bentinho A obra relata a história entre Bentinho e Capitu, e seu possível envolvimento amoroso com Escobar. Passando a ser encarado como amante de Capitu e pai ilegítimo da criança, ele se transforma no maior rival do protagonista.

Qual a frase mais famosa de Dom Casmurro?

Qual é a frase mais famosa da obra Dom Casmurro? Frases de Dom Casmurro. Nem tudo é claro na vida. “Se eu pudesse contar as lágrimas que chorei na véspera e na manhã, somaria mais que todas as vertidas desde Adão e Eva.

Por que Capitu não traiu?

Apesar da enorme desconfiança de Bentinho, pode-se dizer que Capitu não o traiu pelo fato de ter a esposa que tem a personalidade mais forte entre todas. Além disso, Capitu era extremamente apaixonada por Bentinho, o que confirma a quase certeza de que ela não o traiu, pois ela o considerava o amor de sua vida.

Quem amava Capitu?

Ela amava Bentinho, era esperta e, com o temperamento forte que transparecia, não permaneceria ao lado de um homem se não houvesse amor. Capitu amou Bentinho e teve compaixão por "Dom Casmurro", mas ainda assim o amava e nutria alguma esperança de que ele voltasse a ser o que era.

Qual a doença de Bentinho?

Bentinho preenche os critérios para o diagnóstico de um transtorno delirante, a antiga paranoia. Seu delírio tem as características típicas desse quadro: não bizarro, de conteúdo possível, bem sistematizado, interpretativo, autorreferente e monotemático.