Quantas vezes Siqueira Campos foi governador do Tocantins?

Quantos anos tem o Ex-governador do Estado do Tocantins Siqueira Campos?

José Wilson Siqueira Campos morreu na noite do dia 4 de julho de 2023 na UTI de um hospital particular, em Palmas, em decorrência de uma infecção generalizada. Ele completaria 95 anos no dia 1º de agosto.

Quem foi Dona Regina Siqueira Campos?

Em Colinas, Siqueira começou a trabalhar na área rural, o que despertou nele a vocação política: fundou a Cooperativa Goiana de Agricultores e deflagrou o movimento popular que pedia a criação do Tocantins. Na eleição seguinte foi candidato a vereador, tendo sido eleito com votação expressiva.

Quem é a esposa de Siqueira Campos?

Eduardo Siqueira Campos é casado com Polyanna Marques Siqueira Campos e é pai de sete filhos.

Como está a Siqueira Campos?

Morre Siqueira Campos, ex-senador, ex-governador e idealizador do estado de Tocantins. Morreu nesta terça-feira (5), aos 94 anos, o ex-senador José Wilson Siqueira Campos. O político não resistiu a uma infecção generalizada depois de passar seis dias internado em um hospital particular de Palmas (TO).
Em cache

Qual foi o primeiro governador eleito do Estado do Tocantins?

José Wilson Siqueira Campos foi o primeiro governador do Estado do Tocantins e repetiu o feito por mais três mandatos (1989-1991, 1995-1998, 1999-2003 e 2011-2014).

Quem foi o criador do Estado do Tocantins?

Em junho, o deputado Siqueira Campos, relator da Subcomissão dos Estados da Assembléia Nacional Constituinte, redige e entrega ao presidente da Assembléia, o deputado Ulisses Guimarães, a fusão de emendas criando o Estado do Tocantins que foi votada e aprovada no mesmo dia.

Como morreu Siqueira Campos?

Morre Siqueira Campos, ex-deputado, ex-governador e idealizador do estado do Tocantins. Morreu nesta terça-feira (4), aos 94 anos, o ex-deputado e ex-senador José Wilson Siqueira Campos. O político não resistiu a uma infecção generalizada depois de passar seis dias internado em um hospital particular de Palmas (TO).

Quando Tocantins se separou de Goiás?

A criação do Tocantins como Unidade Federativa brasileira foi oficializada no dia 5 de outubro de 1988 depois de uma intensa luta política e social relacionada à história recente do Estado.

Qual o antigo nome do estado do Tocantins?

A luta pela autonomia política do norte goiano, já conhecido como Tocantins, em referência ao rio de mesmo nome, se intensifica em 1987. Em 5 de outubro de 1988, nascia o estado, através do artigo 13 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição.

Porque Tocantins tem esse nome?

O nome "Tocantins" é uma referência ao rio Tocantins, que corta o estado de sul ao norte.

Quando Siqueira Campos foi fundada?

Local: [S. l.] Notas: A atual Escola Estadual Professor Cícero Siqueira Campos, foi criada com a denominação de Grupo Escolar de Vila Padre Bento e em 1968 passou a chamar-se Grupo Escolar Professor Cícero Siqueira Campos.

Quem dividiu o Tocantins?

Em 1809, nesta data, Dom João dividiu a província de Goiás nas comarcas administrativas de Goiás e do Norte e deu início ao processo de criação do Estado do Tocantins.

Qual foi o motivo da separação do Tocantins?

Para facilitar a administração à aplicação da justiça e, principalmente, incentivar o povoamento e o desenvolvimento da navegação dos rios Tocantins e Araguaia, o Alvará de 18 de março de 1809 dividiu a capitania de Goiás em duas comarcas: a Comarca do Sul e a Comarca do Norte.

Por que Tocantins se chama Tocantins?

O nome "Tocantins" é uma referência ao rio Tocantins, que corta o estado de sul ao norte.

Qual é a cidade mais antiga do estado do Tocantins?

município de Natividade

O município de Natividade, o mais antigo de todo o Tocantins, completa 286 anos nesta segunda-feira (1º). A cidade é parte do patrimônio histórico nacional e é conhecida pela arquitetura colonial e as ruas com pedras batidas.

Porque Tocantins não é do Nordeste?

O TOCANTINS

Localiza-se na região Norte, exatamente no centro geográfico do país, condição que lhe possibilita fazer limites com estados do Nordeste, Centro-Oeste e do próprio Norte.

Qual é o estado brasileiro mais velho?

Pernambuco é o estado

Pernambuco é o estado mais antigo do Brasil. Localizado na região Nordeste, o estado, que faz divisa com Paraíba e Ceará, é uma das regiões mais antigas da Colônia Portuguesa e uma das capitanias mais ricas no período Brasil Colônia. Sua capital é Recife.

Como era chamado Tocantins?

O distrito foi criado com a denominação de São José do Paraopeba, por Lei Provincial nº 1.492, em 13 de julho de 1868. O topônimo foi alterado para São José do Tocantins, por Lei Provincial nº 2.500, de 12 novembro de 1878, sendo que em 1923, pela Lei nº 843, o distrito passou a chamar-se simplesmente Tocantins.